ALERTA: a importância do EPI ao usar ferramentas

ALERTA: a importância do EPI ao usar ferramentas
14/12/2020

 

Quando você vai realizar atividades que precisam de ferramentas elétricas ou pneumáticas, se preocupa com a sua segurança? O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é necessário para evitar acidentes.

 

No Brasil, uma pessoa sofre algum tipo de acidente de trabalho a cada 48 segundos foi o que mostrou os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT). A prevenção para esse tipo de acidente é o uso dos EPIs, lembrando que o número de acidentes pode ser bem maior já que entram na pesquisa apenas colaboradores com a carteira assinada.

 

Imagina, quantos autônomos não usam equipamento de segurança e sofrem acidentes diariamente!

 

Se você é autônomo conheça alguns equipamentos que devem fazer parte do seu dia a dia para manter sua integridade física. Separamos alguns para te ajudar.

 

  • Óculos de Proteção: indicados principalmente para quem manuseia equipamentos de corte. Eles são importantes para proteger a região dos olhos.

 

  • Capacete: ainda pensando em quem atua com ferramentas de corte, evita que a cabeça seja atingida com pedaços de materiais cortados.

 

  • Luvas: São importantes para evitar cortes indesejados e influenciar no serviço prestado.

 

  • Cinto de materiais: Facilita o trabalho por agrupar uma grande quantidade de ferramentas.