Inteligência Artificial e a pandemia do novo coronavírus

Inteligência Artificial e a pandemia do novo coronavírus
14/12/2020

Já ouviu falar em Inteligência Artificial? Essa tecnologia foi bastante útil na pandemia. Por quê? São sistemas que simulam a atividade humana e com o distanciamento social essa foi uma das principais soluções. A inovação tecnológica com a inteligência artificial está cada vez mais comum em aparelhos, equipamentos e soluções para diversos setores.

As máquinas com esse tipo de tecnologia são racionais (o que nós humanos não conseguimos ser 100%), realizam suas ações com base no banco de dados inseridos no sistema e assim, solucionam problemas com facilidade e uma predefinição.

Sendo assim, o sistema vai aos poucos reconhecendo as situações mais comuns e montando uma definição própria com base nas situações mais exigidas. E já vou te avisando que os aparelhos com esse tipo de tecnologia será cada vez mais comum.

Um exemplo são os porteiros eletrônicos com reconhecimento facial que na pandemia se tornou um dos equipamentos mais procurados na nossa loja e logo logo não será difícil encontrar com eles nos condomínios.

Por quê?

Os porteiros eletrônicos são muito inteligentes. Eles possuem em sua tecnologia um sistema que faz uma leitura minuciosa com base nas características pessoais e os últimos equipamentos desenvolvidos estão com a missão de reconhecer quem está usando máscara para a liberação. Acredite, ele reconhece uma pessoa pelo rosto mesmo usando máscara.

Como a Inteligência Artificial foi útil na pandemia?

Durante a pandemia do novo coronavírus, empresas como a Hikvision trouxeram soluções para evitar o contágio e propagação da doença. São equipamentos que contam com alto desempenho e inteligência artificial para fornecer o reconhecimento, evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Além disso, a tecnologia colaborou com os estudos sobre a doença e o tratamento de pacientes com o reconhecimento de quem estava com sintomas da Covid-19, para o monitoramento de da população, a contagem dos casos etc.

E acredite, é apenas o começo de equipamentos que terão a cada novo ano a Inteligência Artificial como aliada. A tendência para os próximos anos é que o investimento nesse tipo de tecnologia seja cada vez mais comum.